Visão
Para garantir o desenvolvimento estratégico do Município de Marília deverá ter elaborado e implementado o Plano Municipal de Saneamento e seu Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos, alcançando um percentual de 100% de esgoto tratado e destinando corretamente todos os tipos de resíduos gerados. Um novo sistema de gestão deverá ser implementado, tendo como prioridades a não geração, a redução, a reutilização e a reciclagem de materiais, evitando a disposição de resíduos de forma inadequada e promovendo a economia circular.
Até 2030 Marília se tornará referência no desenvolvimento de políticas públicas que promovam o uso sustentável, racional e eficiente dos recursos naturais, a preservação e melhoria da qualidade ambiental, da saúde pública e a recuperação de suas áreas degradadas. Seu sistema de gestão de resíduos possibilitará o desenvolvimento de ações que contribuam com a economia circular e estará em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Objetivos
Objetivo 1: Elaborar o Plano Municipal de Saneamento de Marília dentro dos preceitos da Política Nacional de Saneamento Básico, que regulamenta todos os setores do saneamento: a drenagem urbana, o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a gestão dos resíduos sólidos.
Objetivo 2: Implementar um sistema de gestão de resíduos considerando os conceitos de Reciclagem Inclusiva, Logística Reversa e Economia Circular, além do uso de tecnologias e inovação para transformar resíduos em matéria-prima para o processo produtivo.
Objetivo 3: Elaborar leis e desenvolver políticas públicas para direcionar as ações relacionadas à destinação e ao tratamento de resíduos sólidos, assim como instituir mecanismos de fiscalização ao poder público na esfera municipal.
Objetivo 4: Mitigar e minimizar os impactos das mudanças climáticas e desenvolver uma economia de baixo carbono, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para tornar a cidade resiliente e capaz de se adaptar e enfrentar os eventos climáticos.
Coordenadores
Membros
-
Alcides Arroyo Filho
-
Andre Ferioli
-
André Sanches Cibantos Júnior
-
Otilia Andressa Dal Evedove Pinto
-
Elaine Cristina Taveri Dalacosta
-
Fábio Henrique Zanella Moura
-
Gilson Takashi Yoshida
-
José Martin Crulhas
-
Letielle Orihashi Silvestre
-
Luis Eduardo Diaz Toledo Martins
-
Luiz Eduardo Zamai
-
Luiz Gustavo Molina Lacava
-
Marcelo José de Macedo
-
Reinaldo Pavarini
-
Rosângela Fernandes Dias
-
Sérgio Hideki Yamashita
-
Simone Festa
-
Suzana Mas Rosa
-
Vanderlei Dolce
-
Vandir Pedroso de Almeida
-
Vera Cristina Mollica Rojo
-
Victor Hugo Tsuda Gentil
-
Walter Antonio de Freitas